1. Início
  2. Frutas e Oleaginosas
  3. Castanha do Pará
Ordenar por:

Ordenar por:
Foram encontrados 5 produtos nesta categoria

Castanha do Pará: conheça os benefícios da oleaginosa

A castanha do Pará é o nome dado à semente da castanheira do Pará (de nome científico Bertholletia excelsa), uma árvore típica de florestas virgens como a Floresta Amazônica, por exemplo. A árvore da castanheira do Pará é uma das maiores da região da Amazônia, podendo atingir entre 30 e 45 metros de altura. O consumo do seu fruto pode trazer diversos benefícios para a saúde e por isso o Armazém São Vito oferece essa oleaginosa para você.

Embora leve um nome tradicionalmente brasileiro - e famosa no exterior como “Brazil nut” (noz do Brasil), ela é encontrada em grande quantidade também na Bolívia, país que é um dos grandes responsáveis por sua exportação e produção. O Brasil também está entre os maiores produtores e exportadores do mundo.

A castanha do Pará possui um alto valor proteico e calórico. A semente fornece o mineral selênio, nutriente muito importante no combate dos radicais livres presentes no corpo humano, oferecendo diversos benefícios ao organismo de quem ingere. A oleaginosa também é rica em fibras, cálcio, ferro e vitaminas. Apesar de ser uma semente altamente calórica como citado anteriormente, a castanha do Pará também ajuda no emagrecimento, já que estimulam o melhor funcionamento do metabolismo e auxiliam no controle do apetite.

Ela pode ser consumida de diversas formas: naturalmente em pequenas porções em forma de petisco, como sobremesa ou entre refeições, além de ser um ingrediente saboroso para receitas de bolos, tortas e pães. Outra sugestão é adicionar em saladas ou num “mix” de oleaginosas com nozes e amêndoas, garantindo uma alimentação saudável no seu dia a dia. Adicionar a castanha do Pará do Armazém São Vito em sua dieta é a certeza de benefícios para a sua saúde e melhorias em diversas funções do seu organismo.
 

CASTANHA DO PARÁ - BENEFÍCIOS

Principal nutriente da castanha do Pará, o selênio é um mineral fonte de agentes oxidantes que é absorvido após a ingestão da oleaginosa que atua ajudando a fortalecer e colaborando para o funcionamento ideal de todo o sistema imunológico. O selênio é o principal nutriente atuante no combate direto aos radicais livres. Dessa forma, o consumo da castanha do Pará ajuda também na prevenção e no adiamento dos sintomas do envelhecimento, equilíbrio na tireóide e outros efeitos causados na ação dos radicais livres.

Outro benefício direto da ingestão do alimento natural é o auxílio no funcionamento do sistema nervoso central. A castanha do Pará ajuda a prevenir disfunções cognitivas e melhora a saúde do cérebro, garantindo o funcionamento ideal dos neurônios e impedindo o avanço de possíveis problemas cerebrais e neurológicos. Consumir diariamente a castanha do Pará também pode contribuir para o controle e redução da pressão arterial, além de controlar os níveis de colesterol no corpo humano.

Outros excelentes motivos para consumir castanha do Pará são os benefícios para a saúde física. Ingerir alimentos naturais como oleaginosas colabora para o melhor funcionamento das funções digestivas e influenciando diretamente no humor, disposição e energia para o cumprimento das tarefas do dia a dia. Ela também colabora para a perda de peso, já que as gorduras insaturadas agem trazendo sensação de saciedade, diminuindo a vontade de consumir comidas não tão saudáveis e diminuindo a quantidade de comida colocada no prato.

Quer mais um ótimo motivo para adicionar essa oleaginosa na sua dieta? Ela colabora para a perda de peso, já que as gorduras insaturadas presentes na sua composição age trazendo sensação de saciedade para quem ingere o alimento, diminuindo significativamente algumas vontades e a quantidade de comida colocada no prato durante as refeições.