0
  1. Início
  2. Para sua Cozinha
  3. Grãos e Sementes
Ordenar por:

Ordenar por:
Foram encontrados 71 produtos nesta categoria

Conheça os benefícios dos grãos e das sementes para a saúde

 

Sabemos que um dos maiores desafios da vida moderna é conseguir conciliar uma rotina agitada com uma alimentação mais saudável e equilibrada. Por isso, sempre que possível, devemos incluir em nossas refeições, grãos integrais e sementes de qualidade, para que este processo se torne mais prático e recorrente em nosso dia a dia.

Mas, você sabia que os benefícios dos grãos e sementes estão além de uma alimentação saudável e equilibrada? Por possuírem baixo teor de gordura, esses alimentos são sempre recomendados em dietas de emagrecimento e até para atletas. Além disso, podem contribuir na prevenção do colesterol, da prisão de ventre, da obesidade e até da nossa circulação.

E não para por aí! Como são extremamente versáteis, os grãos integrais e as sementes podem ser combinados com diversos tipos de alimentos e receitas, como: frutas, saladas, iogurtes, sopas e até sucos. Também podem ser usados para selar carnes e proteínas, deixando tudo mais suculento e saboroso.

 

A diferença entre grãos e sementes e seus benefícios

 

Muito se engana quem pensa que grãos e sementes são a mesma coisa. Apesar da diferença entre eles ser simples, ela existe e se dá porque enquanto a semente é viva e apta a gerar uma nova planta ou flor, o grão não.  

Os grãos e sementes, assim como os produtos derivados deles, podem proporcionar inúmeros benefícios à saúde, já que são ricos em fibras alimentares, antioxidantes, vitaminas e minerais. Mas não é só isso! Uma das características mais marcantes destes cereais é a capacidade de proporcionar saciedade, melhorar a função intestinal e reduzir os níveis de colesterol.  Além disso, são conhecidos também por ajudar no auxílio da cicatrização, em funções analgésicas, anti-inflamatórias, cardioprotetoras e antioxidantes.  Ufa!

 

Os grãos e sementes que você precisa conhecer

 

Agora que já falamos sobre as diferenças e alguns benefícios de consumir grãos integrais e sementes, que tal saber um pouquinho mais sobre os mais conhecidos e suas propriedades? Vem com a gente!

 

Linhaça

 

Conhecida e muito utilizada pelo seu alto poder de saciedade, a linhaça é uma das sementes mais queridinhas! Com capacidade de ocupar grande espaço no estômago, impede que ele se esvazie rapidamente, fazendo com que a sensação de fome seja aliviada por mais tempo. Além disso, os hormônios presentes nela auxiliam o cérebro a entender o sinal de que estamos saciados.

A semente de linhaça pode ser encontrada em diversas formas, como grão, óleo e farinha, e pode ser utilizada em sucos, massas, iogurtes, saladas e até sopas. Pelo alto teor em fibras alimentares, a linhaça ajuda a regular o intestino e a diminuir a ansiedade. Além de auxiliar nas inflamações de células gordurosas, aumentar a massa muscular e prevenir o diabetes.

 

Quinoa 

 

Para a surpresa de muitas mulheres, a quinoa em grãos pode ser um excelente coadjuvante na hora de enfrentar a TPM, principalmente quando esta se manifesta de  forma muito intensa, ajudando na diminuição dos sintomas. Hiper nutritiva, o grão é o alimento mais completo de origem vegetal, funcionando como fonte de carboidratos, vitaminas, proteínas, minerais, cálcio e de aminoácidos. 

Entre os principais benefícios desse pequeno grão, estão o fortalecimento dos músculos e dos ossos, melhoria da memória e da imunidade, o auxílio no combate à anemia e a prevenção de doenças cardiovasculares. A quinoa ainda é rica em fibras, vitaminas E, D e do complexo B, e, pode ser consumida por pessoas com doença celíaca, já que é livre de glúten.

 

Gergelim 

 

O gergelim é uma fonte riquíssima de ferro, cálcio, triptofano e fibras. Atuando como anti-inflamatório natural, o grão é um potente aliado no combate à anemia e no controle do diabetes. Entre os benefícios do gergelim, também se encontram o auxílio ao não embranquecimento precoce dos fios de cabelos e a restauração das barreiras protetoras da pele e dos dentes.  

Encontrado como gergelim preto e também na versão branca, pode ser usado na preparação de alimentos, como peixes, e também servido com sopas, iogurtes, sorvetes e sucos.  



 

Armazém São Vito: sua loja de produtos naturais de confiança

 

Tudo o que você procura em alimentos integrais e naturais você encontra aqui: no Armazém São Vito. São diversas opções para você deixar a sua vida e alimentação muito mais saudáveis. Em nossa loja física e on-line você encontra grãos e sementes como: arroz, aveia, chia e muito mais! Além disso, por aqui você também acha seleções especiais de farinhas integrais, farináceos e farelos, tudo sempre com a maior qualidade, pode confiar! 

 

Armazém São Vito com você e sua família!

 

Precisa de ajuda?