0
  1. Início
  2. Farináceos
  3. Farelos
Ordenar por:

Ordenar por:
Foram encontrados 7 produtos nesta categoria

A Importância dos farelos na hora de conquistar uma dieta mais saudável e nutritiva

 

Farinhas, cereais e farelos! Se você já está habituado a ouvir estes termos em seu dia a dia, já sabe que de uma forma bem simplista, os três itens se diferenciam pela maneira (forma de apresentação) que são comercializados e consumidos.

Quando optamos por produtos mais processados, acabamos por não consumir todos os benefícios que um grão em farelo pode oferecer, já que o caminho para deixá-los mais brancos e “puros”, pode eliminar os minerais, as vitaminas e principalmente as fibras alimentares. E para que nosso organismo funcione de forma equilibrada e saudável, os farelos são essenciais, principalmente quando falamos sobre o aparelho digestivo. Afinal, farelos e farináceos integrais são cada vez mais utilizados como fonte de fibras e também auxiliam no processo de digestão; o que já justificaria sua inserção na alimentação do dia a dia para conquistar uma vida mais saudável.

 

O que são fibras alimentares e por que o consumo de farelo ajuda na sua ingestão?

 

As fibras alimentares são partes de alimentos vegetais que compõem carboidratos não digeríveis pelo organismo humano. Além disso, são indispensáveis para um trânsito intestinal saudável e equilibrado. Divididas entre fibras solúveis e fibras insolúveis, elas realizam papéis distintos e complementares e podem proporcionar inúmeros benefícios ao sistema digestivo, desde a prevenção de um câncer até o auxílio no processo de emagrecimento. 

As fibras solúveis se dissolvem em água, sendo facilmente fermentadas no cólon, formando gases e subprodutos fisiologicamente ativos, podendo ser prebiótica e viscosa. Já as fibras insolúveis não se dissolvem em água, são metabolicamente inertes e proporcionam maior volume ao bolo fecal, podendo ser prebiótica e fermentada no intestino grosso.

Quando falamos em quantidade de fibras alimentares, o farelo leva vantagem em comparação ao grão, porém, os dois tipos estão presentes nos dois alimentos: as insolúveis e as solúveis. 

Para facilitar o seu dia a dia e tornar a sua alimentação mais saudável e equilibrada, separamos os farelos mais comuns e fáceis de encontrar. Vamos conferir?

 

Farelo de aveia 

 

Com certeza a aveia é considerada um dos grãos mais recomendados para incorporar em uma dieta saudável, já que possui inúmeras vitaminas, minerais e, claro: fibras alimentares importantes. O farelo de aveia nada mais é do que a camada externa da aveia, que fica logo abaixo do casco não comestível. E pode ser facilmente encontrado em zonas cerealistas e mercados naturais.

Por ser incluído na categoria de alimentos funcionais, o farelo de aveia está associado a muitos benefícios para a saúde, e um dos destaques, vai para o auxílio no desaceleramento da digestão de carboidratos, o que ajuda a reduzir os picos prejudiciais e as perdas de açúcar no sangue, colaborando também para um emagrecimento mais saudável.

 

Farelo de trigo

 

Muito difundido e usado, o farelo de trigo também é classificado como um alimento funcional. Rico em nutrientes, seu valor calórico é baixíssimo, assim como seus valores de colesterol e gorduras totais e saturadas. Além disso, é tido como uma boa fonte de proteínas vegetais. Porém, a característica mais marcante do farelo de trigo é o seu conteúdo de fibras. A cada 29 gramas de farelo de trigo, é possível obter quase 13 gramas de fibra alimentar, o que representa 99% do valor diário a ser consumido. 

A fibra insolúvel presente no farelo de trigo pode ajudar a manter os movimentos intestinais regulares. Além disso, estudos mostraram que o farelo pode reduzir os sintomas como inchaços e desconfortos digestivos. O farelo de trigo também é rico em prebióticos, que são fibras não digeríveis que atuam como fonte de alimento para as bactérias intestinais saudáveis e assim promovendo um equilíbrio na saúde intestinal.

 

Como consumir farelos?

 

Tanto o farelo de trigo quanto o farelo de aveia podem ser adicionados em diferentes receitas saudáveis para o seu dia a dia. O de farelo de aveia pode ser mais bem aproveitado em cozimentos,  por absorver o sabor dos temperos e alimentos com mais facilidade e sem perder seus nutrientes. Já o farelo de trigo pode ser usado em bolos, pães, muffins, biscoitos e receitas de forno. Isso porque pode ser um excelente substituto da farinha de trigo branca. 

Por serem extremamente versáteis, ambos podem ser amplamente usados em vitaminas, frutas, iogurtes, cereais, gelatinas e muito mais! Basta entender qual a sua necessidade e adequar da melhor maneira a sua dieta saudável.

 

Armazém São Vito: tudo em farelos para sua dieta

 

Aqui você já sabe: temos todos os tipos de farelo que você precisa e, claro, tudo com a qualidade que você conhece e confia. São inúmeras opções para você deixar o seu dia a dia mais saudável e aumentar o seu bem-estar, como: farelo de milho, farelo de arroz, cuscuz marroquino, batata em flocos e muito mais!

Confira também a nossa seleção especial de farináceos e abasteça sua dispensa com o que há de melhor em farinhas, produtos em pó e farelos. Armazém São Vito com você! 

Precisa de ajuda?