0
  1. Início
  2. Para sua Cozinha
  3. Óleos
Ordenar por:

Ordenar por:
Foram encontrados 38 produtos nesta categoria

Conheça os tipos de óleos de cozinha e escolha o melhor para sua saúde

Quando você vai às compras e se depara com os diversos tipos de óleos de cozinha nas prateleiras da loja de produtos naturais, fica na dúvida por qual item deve escolher? Você sabia que apesar de serem todos extraídos de sementes, flores e frutas, e parecerem iguais, há diferenças importantes na utilização de cada um?

Para manter um equilíbrio saudável na alimentação, na hora de escolher o melhor óleo para cozinhar é importante saber a finalidade, os benefícios e os cuidados ao cozinhar com cada tipo de óleo. Quanto mais virgem for o produto, menos refinado ele é, portanto sua cor e sabor são mais preservados. 

O óleo virgem também é prensado a frio, o que o torna mais saudável e de maior qualidade em relação às outras opções. Por último, mas não menos importante, é ficar de olho para saber se a gordura do óleo é saturada, monoinsaturada e polinsaturada, sendo que quanto maior o teor de gordura saturada, melhor para cozinhar.

Dadas essas informações básicas e tão necessárias, que tal saber mais sobre cada tipo de óleo de cozinha e como usá-los? Vem com a gente conferir!

 

Óleo de coco

O óleo de coco não é uma unanimidade apenas entre os nutricionistas na hora de preparar receitas. Diversas pessoas já fazem uso do óleo em suas casas para cozinhar. Por ser altamente resistente a altas temperaturas, devido a superconcentração de gordura saturada, sua utilização é ideal para as frituras. 

Uma característica bem específica do óleo de coco é a sua solidificação abaixo de 25°C. Isso torna o seu uso ainda mais prático e democrtático, sendo uma excelente alternativa para preparações que necessitem de gordura sólida. Em saladas e pratos mais tropicais, pode deixar um gostinho característico da fruta.

O óleo de coco possui ácido láurico, mirístico e caprílico, e seu uso deve ser moderado, já que ainda não há muitos estudos conclusivos sobre quais são os seus benefícios e malefícios.

 

Óleo de linhaça

O óleo de linhaça faz sucesso por seus inúmeros benefícios. Com gosto bastante peculiar e característico, é conhecido por ser rico em ácidos graxos e ômega 3, o que ajuda a reduzir a inflamação das articulações, pele e rins. Além disso, o óleo de linhaça também auxilia no controle dos níveis de colesterol. Entretanto, para que seja possível usufruir de todos os seus benefícios, o óleo não deve ser aquecido; portanto, dê preferência para usá-lo apenas em preparações a frio, como em saladas e pratos crus.

 

Óleo de canola

O óleo de canola contém menos gordura saturada, além de ser rico em Vitamina E e Ômegas 3 e 6, que ajudam a proteger o coração e melhorar a memória. Seu consumo também influencia as funções biológicas que afetam vários outros biomarcadores na prevenção a algumas doenças, como as cardiovasculares. Comumente usado em substituição ao tradicional óleo de soja, por possuir sabor adocicado, é uma excelente opção para compor as receitas de bolachas e bolos.

 

Óleo de girassol

Assim como o óleo de canola, o óleo de girassol é rico em vitamina E. O óleo possui alto valor biológico e nutricional, sendo uma ótima alternativa como potente estimulante imunológico, já que atua na prevenção de doenças cardíacas, como trombose coronariana e infarto. Porém, é menos rico em ácidos graxos como Ômega 3, se comparado às opções anteriores.

 

Armazém São Vito: as melhores opções para sua saúde

Agora que você já sabe mais sobre óleos de cozinha e suas diferenças, que tal escolher o produto que mais se encaixa a sua necessidade? No Armazém São Vito você encontra as melhores opções em óleo vegetal para sua saúde e a da sua família. Por aqui tudo é feito e pensado para equilibrar o seu dia a dia, deixando a vida mais prática e saudável. Confira nossas promoções e aproveite!

 

Precisa de ajuda?